Bibliotecas

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UFES (SIB)

O SIB/UFES conta com seis unidades: Biblioteca Central, Biblioteca Setorial Tecnológica, Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde, Biblioteca Setorial do Ceunes, Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias e Biblioteca Setorial do Nedtec.

O SIB/ UFES dispõe de 263.704 exemplares sendo 115.693 títulos e 2.438 títulos de periódicos.

A Biblioteca Central, órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria, é a unidade que coordena os procedimentos técnicos de todas as unidades do SIB/UFES necessários ao provimento das informações às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração da UFES. Possui um acervo de 189.125 exemplares e 90.499 títulos de livros e 4208 exemplares e 2.952 títulos de dissertações e teses.

O SIB/UFES está informatizado com mais de uma centena de computadores ligados à internet. Temos participado ativamente do PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES, que se constitui num valiosíssimo instrumento para o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, particularmente nos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além do acesso nas instalações do SIB/UFES, os professores e alunos também fazem o acesso ao Portal da CAPES a partir das várias unidades de ensino. Os pesquisadores da UFES também podem ter acesso domiciliar através do SAR - Serviço de Acesso Remoto ao Portal de Periódicos da CAPES, que foi criado em final de 2008 através da parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e a Biblioteca Central.

O SIB/UFES faz parte das seguintes redes:

PERGAMUM,
BIREME,
COMUT,
BIBLIODATA,
REBAP,
REBAE,
CCN, 
ISTEC.

Serviços oferecidos pelo SIB/UFES:

- Catálogo on line;
- Empréstimo domiciliar;
- Treinamento de usuários;
- Levantamento bibliográfico;
- Orientação e Normalização de Trabalhos Acadêmicos;
- Comutação bibliográfica;
- Reserva da bibliografia usada nos cursos;
- Catalogação na Publicação;
- Página WEB;
- Biblioteca Digital;
- Empréstimo entre bibliotecas;
- Orientação e treinamento no Portal de Periódicos;
- Publicação de Dissertações e Teses na Biblioteca Digital

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UFES (BDTD/UFES).

Em 2006 foi criada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFES que disponibiliza, na íntegra, o conteúdo das Teses e Dissertações defendidas nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFES, e está integrada à BDTD Nacional, mantida pelo IBICT. Esta BDTD atende à Portaria N° 13, de 15 de fevereiro de 2006, da CAPES, que exige a entrega de Teses e Dissertações em meios impresso e eletrônico e sua disponibilização na internet.

BIBLIOTECAS SETORIAIS:

A BIBLIOTECA SETORIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde está situada no Campus Universitário de Maruípe e ocupa uma área 1.200 m2. A Biblioteca é Centro Cooperante da Rede BIREME. Conta com 4 salas para estudo em grupo e serviço de fotocópia. O acervo é composto por aproximadamente 20.750 exemplares e 7.770 títulos de livros e teses e 450 títulos de periódicos.

A BIBLIOTECA SETORIAL DO CENTRO TECNOLÓGICO

A Biblioteca Setorial Tecnológica, localizada no Campus Universitário de Goiabeiras, possui um acervo específico de aproximadamente 3548 exemplares e 1.909 títulos de livros, 652 exemplares e 587 títulos de dissertações e teses e 3 microcomputadores com acesso direto para pesquisa bibliográficas na Internet em banda larga.

BIBLIOTECA SETORIAL DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

A Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias, recém inaugurada, localiza-se no Campus Universitário de Alegre, ocupando uma área de 1.285 m2. Possui um acervo de 20.376 exemplares e 7.189 títulos de livros e 837 exemplares e 581 títulos de dissertações e teses.

BIBLIOTECA SETORIAL DO CEUNES

A Biblioteca Setorial CEUNES localiza-se no Pólo Universitário de São Mateus. Possui um acervo de 16.138 exemplares e 5.537 títulos de livros.

BIBLIOTECA SETORIAL DO NEDTEC

A Biblioteca Setorial do NEDTEC localiza-se no município de Jerônimo Monteiro e atende aos cursos de Engenharia Florestal e Indústria Madeireira. Possui um acervo de 1.752 exemplares e 1.116 títulos.

BIBLIOTECA SETORIAL DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde possui 1200 m² e conta com 02 salas para seminários com capacidade de 60 lugares, 01 cabine com 16 divisórias para estudos individuais, 04 salas para estudo em grupo, 02 amplas áreas para estudo, 01 sala para serviço de fotocópias e 01 sala de leitura de periódico com 03 computadores disponíveis aos usuários com acesso as bases de dados.

Possui uma sala com 20 computadores para acesso à base de dados da CAPES e para a realização de aulas e treinamentos. O horário de funcionamento da biblioteca é de 2ª a 6ª feira de 7:00 às 19:00 horas.

Tem sido disponibilizado para os alunos e docentes treinamentos periódicos no sentido de otimizar o uso e acesso às informações e pesquisas na biblioteca. Todo semestre é oferecido por docentes do curso de biblioteconomia, cursos de normalização de referências para alunos dos cursos da pós-graduação da UFES.

Os servidores técnico-administrativos da biblioteca têm dado todo suporte necessário aos alunos e docentes do PPGSC, em particular no que diz respeito à indexação, referenciamento das dissertações e artigos científicos, apoio para utilização de pesquisa bibliográfica e uso do portal da CAPES, Scielo, Medline e outras fontes como: BIREME, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde; CCN (Catálogo Coletivo Nacional/IBICT); COMUT (Comutação Bibliográfica/IBICT); Portal de Periódicos da CAPES; Rede Bibliodata (Rede Nacional de Catalogação Cooperativa/FGV), British Library (acesso base de dados e busca de material bibiográfico).

Institute for Scientific Information (ISI): acesso a base de referências bibliográficas denominada Web of Science (WoS) a qual contém informações de três bancos de dados: Science Citation Index Expanded, Social Sciences Citation Index, Arts & Humanities Citation Index e Chimical abstract.

BIBLIOTECA SETORIAL DO PPGSC

A biblioteca setorial do PPGSC possui um acervo de livros, periódicos, revistas nacionais, dissertações e teses dos alunos e professores que contempla majoritariamente as áreas de políticas sociais/saúde, planejamento, administração em saúde, ciências sociais e epidemiologia. Possui, ainda, títulos de outras áreas que contribuem para enriquecer o conhecimento no campo de saúde coletiva.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900