Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Ufes

  • Estudos dos determinantes, tendências e riscos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Análise do processo saúde-doença e suas interfaces com os processos socioeconômicos e culturais.

  • Estudo dos determinantes e distribuição das doenças transmissíveis. Tendências temporais, distribuição espacial e riscos relacionados às doenças transmissíveis.

  • Aspectos históricos e impactos da formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. Estuda as diferentes formas de organização do sistema e
    serviços de saúde e as institucionalidades das instituições de saúde no Brasil e em outros países.

  • Análise dos processos de trabalho em saúde, do planejamento, gestão, e da avaliação do sistema e serviços de saúde. Trata ainda de estudos e pesquisas
    visando à qualificação das práticas do cuidado humano.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) foi criado em 14 de outubro de 1998, pela Resolução 16/1998 do Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sendo regido pelas resoluções do Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFES.
O PPGSC é subordinado administrativamente ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e academicamente à Câmara de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFES.
O PPGSC visa ampliar e aperfeiçoar a competência didática, científica, cultural dos graduados, especialistas, mestres e doutores, além de formar profissionais altamente qualificados para o exercício das atividades de assistência, pesquisa e ensino na área da Saúde Coletiva.
O PPGSC oferece à comunidade acadêmica os cursos stricto sensu de Mestrado em Saúde Coletiva, recomendado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) do Brasil, a partir de 2002, e de Doutorado em Saúde Coletiva, recomendado pela CAPES a partir de 2012.
Além disso, o programa eventualmente oferece cursos presenciais e/ou semipresenciais de especialização nas áreas de Saúde Coletiva, realiza atividades de capacitação e atualização por meio de cursos e/ou eventos científicos.
Também oferece oportunidade a doutores de realizarem Estágio Pós-Doutoral no âmbito do PPGSC a fim de desenvolver uma elevada capacitação no âmbito do ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Saúde Coletiva desde 2002 e o curso de Doutorado em Saúde Coletiva desde 2012 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação.

O programa já formou 273 mestres e 5 doutores e conta com 91 alunos regularmente matriculados, sendo 46 no mestrado e 45 no doutorado.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe, Vitória - ES | CEP 29043-900