TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE MULHERES NA PÓS-MENOPAUSA COM SÍNDROME DO OLHO SECO: ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL

Resumo: INTRODUÇÃO: A síndrome do olho seco (SOS), desordem do filme lacrimal por diminuição da produção ou por evaporação excessiva de lágrima, é sintoma ocular comum na pós-menopausa. Com a pandemia da COVID-19 e a necessidade do uso das mascaras faciais, surge à preocupação quanto aos agravos que o uso excesso pode causar a saúde ocular, em especial, em uma população que já tem um potencial risco de alteraões oculares. OBJETIVO: Desenvolver e validar uma tecnologia do tipo cartilha eletrônica para a promoção da saúde ocular e avaliar os seus efeitos no conhecimento, atitude e prática (CAP) de mulheres antes e após a intervenção. MÉTODO: Trata-se de estudo com métodos mistos, na qual será desenvolvido em duas etapas, a ser realizado no Instituto de Cirurgia Ocular do Nordeste (ICONE), localizado em Recife, PE. A primeira etapa consistiu na elaboração e validação interna de uma cartilha educativa, configurando-se em um estudo metodológico. Percorrendo as seguintes etapas: elaboração do projeto de pesquisa; qualificação; levantamento de dados por meio de uma revisão integrativa e entrevistas semiestruturadas com adolescentes; construção do material em que se elaborou o conteúdo, roteiro, ilustrações e diagramação, utilizando os resultados da etapa de levantamento de dados; validação de conteúdo e aparência com especialistas das áreas da saúde e avaliação de aparências pelo público-alvo. Para a validação da cartilha pelos especialistas será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) maior ou igual a 0,78, e o Suitability Assessment of Materials (SAM – Avaliação de Adequação de Materiais). A concordância entre os juízes quanto à avaliação da cartilha será realizada através do Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC), com nível de significância de 5%. Os dados serão organizados e analisados pelo software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Para validação da aparência pelo público-alvo será o percentual de concordância dos itens julgados igual ou superior a 75%. A segunda etapa do estudo corresponde ao processo de validação interna, será realizado um estudo quase experimental, o qual constará coma a aplicação da cartilha educativa para comparar o conhecimento, atitude e prática (CAP) das mulheres antes e após a intervenção educativa. Os participantes serão mulheres acima de 40 anos e com diagnóstico clínico de pós-menopausa (ausência de menstruação por um período maior de 12 meses). Como critério de exclusão elencou-se: ter alguma incapacidade que impossibilite receber a intervenção telefônica tais como, não possuir celular smartphone ou outro aparelho de uso individual ou de terceiros que permita a troca de mensagens via Whatsapp®. A intervenção consistirá em seis etapas: alocação dos participantes, planejamento da intervenção; formulação dos objetivos de aprendizagem e levantamento dos materiais; organização do conteúdo; envio do material e intervenção. Os dados serão organizados e compilados no programa Microsoft Excel 2019 e analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Para dados obtidos pelo inquérito CAP serão utilizados o teste não-paramétrico de Kuskal Wallis para comparação de variáveis quantitativas; o teste qui-quadrado de Pearson para análise de associação entre variáveis categóricas; o teste de McNemar para determinar se proporções pareadas são diferentes e o teste de diferença de médias (teste t de Student) para avaliar a diferença das médias de conhecimento, atitude e prática antes e após a intervenção educativa. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da saúde, de modo, a tornar essa população autônoma quanto aos cuidados com a sua saúde ocular. Com o objetivo de promover ações que visem à melhoria da saúde ocular de mulheres na pós-menopausas que já possuem riscos de serem diagnosticadas com a Síndrome de Olho Seco e que devem ser orientada com ações que busquem a qualidade de vida, prevenção dos agravos e controle dos sinais e sintomas. Ainda poderá ser um caminho para que se amplie a discussão sobre a saúde ocular e as implicações das ações de prevenção e promoção nas diferentes faixas etárias e contextos da saúde.

Data de início: 02/01/2022
Prazo (meses): 48

Participantes:

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Coordenador LUIZ CARLOS DE ABREU
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