Grupos e núcleos de pesquisa

Grupos:

GRUPO DE ESTUDOS EM QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE (GQualis)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Flávia Batista Portugal
Resumo:
O grupo intitulado GQualis - Grupo de Estudos sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - foi criado a partir da iniciativa de docentes e alunos que buscavam por um espaço de discussão e reflexão acerca das questões que envolvem a qualidade nos serviços de saúde, com o objetivo principal de inserir e fortalecer a temática da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente no meio acadêmico, bem como nos serviços ligados à universidade. As reuniões acontecem quinzenalmente, com a participação ativa de discentes da graduação e pós-graduação, em nível de mestrado e de doutorado; profissionais da saúde atuantes nas áreas de enfermagem, de farmácia e de odontologia, em diferentes instituições públicas e privadas da Região Metropolitana de Vitória, e ainda na Comissão Estadual de Segurança do Paciente.
Objetivos:
- O grupo visa proporcionar um espaço de discussão e reflexão acerca das questões que envolvem a qualidade nos serviços de saúde, com o objetivo principal de inserir e fortalecer a temática da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente no meio acadêmico, bem como nos serviços de saúde.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às sextas-feiras.
Contato do Grupo:
Email: gqualis.ufes [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/gqualis.ufes/
Link do Grupo no CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4621864244137183

GRUPO DE ESTUDO EM TRABALHO E SAÚDE (GEMTES)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Francis Sodré
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Adriana Ilha da Silva e Prof.ª Dr.ª Kallen Dettmann Wandekoken
Resumo:
O GEMTES aglutina pesquisadores e técnicos na área de saúde coletiva e saúde pública. O grupo se consolidou no desenvolvimento de estudos em temáticas tais como: processo de trabalho em saúde, integração ensino-serviço; promoção da saúde; educação em saúde; participação social; planejamento, gestão e avaliação em políticas de saúde, relação público x privado na saúde, organizações sociais, biopolítica e subjetividade. O GEMTES tem conduzido a maior parte dos seus estudos por meio do uso da abordagem qualitativa em saúde.
Objetivos:
- Importa ao GEMTES construir relações de intercâmbio e produção de conhecimento nas áreas de Saúde Coletiva e Saúde Pública. Atualmente, suas principais áreas de estudo direcionam-se a análise de políticas de saúde, a integração ensino-serviço e a biopolítica e os processos de subjetivação em saúde.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às sextas-feiras, às 13 horas.
Contato do Grupo:
Email: gemtes.ufes [at] gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/gemtes.ufes
Site: http://gemtes.webnode.com/
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2749830082495700

GRUPO DE PESQUISA EM EPIDEMIOLOGIA, SAÚDE E NUTRIÇÃO (GEMNUT)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Luciane Bresciani Salaroli
Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neto
Resumo:
O Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Saúde e Nutrição (GEMNUT) é um grupo que desenvolve pesquisas nos diferentes ciclos da vida com ênfase em epidemiologia de doenças que configuram problemas de saúde pública, saúde do trabalhador, multimorbidade, consumo e padrões alimentares de populações, atuando principalmente em estudos descritivos e pesquisas sobre fatores de risco e fatores prognósticos. Conta com a presença de profissionais da área da saúde e estatística e tem como linhas de pesquisa: análise e intervenção nutricional de populações; saúde do trabalhador, qualidade de vida e doenças crônicas e processo de saúde e doenças de populações.
Objetivos:
Geral:
- Contribuir para a qualidade científica e tecnológica da pesquisa em Nutrição e Saúde Coletiva.
Específicos:
- Fortalecer a pesquisa brasileira;
- Contribuir com estudos epidemiológicos para o estado do Espírito Santo;
- Auxiliar a articulação da relação ensino, pesquisa e extensão dentro dos cursos na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);
- Estimular atividades de pós-graduação na área de Nutrição e Saúde Coletiva;
- Estimular a publicação de resultados de pesquisa em eventos diversos e da área de Nutrição e Saúde Coletiva;
- Contribuir para a qualidade científica e tecnológica com os projetos desenvolvidos.
Dias e Horários das Reuniões:
Marcadas a partir de demandas internas.
Contato do Grupo:
Email: lucianebresciani [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/gemnut_/
Facebook: https://www.facebook.com/gemnut.ufes
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1295632787929309

GRUPO DE PESQUISA EM NUTRIÇÃO E SAÚDE DE POPULAÇÕES (PENSA)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Maria del Carmen Bisi Molina
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Nágela Valadão Cade
Resumo:
Trata-se de um grupo multidisciplinar envolvido em estudos sobre nutrição, atividade física e saúde de populações. A temática central é o diagnóstico populacional, incluindo os determinantes socioeconômicos, culturais e biológicos dos agravos crônicos não transmissíveis, em especial, da obesidade e da hipertensão arterial. Estudos sobre nutrição e saúde de crianças em diferentes cenários são desenvolvidos, visando fornecer subsídios à realização de ações de prevenção de doenças e promoção da saúde. Além desses, o grupo desenvolve estudos de validação de métodos e instrumentos de coleta de dados para estudos populacionais de grupos etários específicos, bem como estudos de intervenção.
Objetivos:
- Desenvolver estudos nas linhas de pesquisa: (i) Determinantes sociais em Saúde; (ii) Epidemiologia das doenças e agravos não transmissíveis e (iii) Nutrição e Saúde Infantil: Determinantes socioeconômicos, culturais e biológicos.
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às quartas-feiras, às 15 horas.
Contato do Grupo:
Email: maria.molina [at] ufes.br
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/recursoshumanos/estudante.jsf

Núcleos:

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS (CEPAD)
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Vinicius Ferreira dos Santos
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Marluce Mechelli de Siqueira
Resumo:
Trata-se de um Centro interdisciplinar e interinstitucional, que surgiu com a missão de prestar assessoria, consultoria, supervisão e preceptoria no campo da saúde mental, álcool e outras drogas, objetivando a qualidade de vida e saúde integral de seus usuários e familiares.
Objetivos:
- Promover desenvolvimento científico e a produção acadêmica por meio da interação e integração entre graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais de equipe interdisciplinar com os serviços da rede de atenção à saúde;
- Produzir materiais educativos que abordem a temática saúde mental, qualidade de vida e saúde integral;
- Assistir aos alcoolistas e seus familiares que frequentam os serviços do Hospital Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM) por meio das atividades ofertadas pelo Centro: Programa de Atenção ao Alcoolista (PAA), Projeto Sala de Espera (PROSE) e Projeto Ações Educativas (PAE);
- Orientar a comunidade sobre um projeto de vida saudável, com promoção da saúde e prevenção dos transtornos mentais comuns (TMC).
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às sextas-feiras, das 13 às 15 horas.
Contato do Grupo:
Email: cepad.ccs.ufes [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/cepad_ufes/
Facebook: https://www.facebook.com/cepadufes
Site: http://www.cepad.ufes.br/

LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA, SAÚDE E ACIDENTES (LAVISA)
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Franciéle Marabotti Costa Leite
Resumo:
O Laboratório de estudos sobre Violências, Saúde e Acidentes - doravante nomeado apenas como: LAVISA é um espaço criado para a qualificação acadêmica de alunos, profissionais da rede de atenção à saúde/proteção contra a violência e formação de novos pesquisadores para a temática dos acidentes de transporte, violências, saúde pública, epidemiologia, conflito social, cidadania e direitos humanos. Esse espaço propicia o aprofundamento teórico e prático nas temáticas supracitadas por meio da realização de atividades de pesquisa, extensão como, cursos, seminários, conferências, grupos de estudo e atividades de estágio, entre outros.
Objetivos:
- Desenvolver estudos relacionados a acidentes de transporte, violências, saúde pública, epidemiologia, conflito social, cidadania e direitos humanos;
- Organizar e promover cursos e eventos científicos, como simpósios, seminários e congressos, nas áreas de interesse;
- Estimular e estabelecer parcerias nos três níveis de governo para cooperação mútua, em nível teórico-prático;
- Capacitar, de forma técnica, docentes e discentes para as atividades desenvolvidas pelo LAVISA;
- Construir meios de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo LAVISA.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às quintas-feiras, de 12:30 às 14 horas.
Contato do Grupo:
Instagram: https://www.instagram.com/lavisaufes/
Link do Grupo no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/216687

LABORATÓRIO DE PROJETOS EM SAÚDE COLETIVA (LAPROSC)
Coordenador: Prof. ª Dr.ª Carolina Dutra Degli Esposti
Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Adauto Emmerich Oliveira, Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neto, Prof. ª Dr.ª Luciane Bresciani Salaroli, Prof. ª Dr.ª Maria Carmen Moldes Viana, Prof. ª Dr.ª Raquel Baroni de Carvalho.
Resumo:
Os integrantes do LAPROSC reúnem-se quinzenalmente, contando com a participação de estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, bem como de docentes, pesquisadores e profissionais da gestão pública interessados em discutir, formular e aperfeiçoar projetos de pesquisa e de intervenção em saúde pública/coletiva. No âmbito do LAPROSC são realizados debates sobre temas da atualidade em saúde coletiva, baseados em princípios científicos. Entretanto, o foco principal está na elaboração de projetos de pesquisa e de intervenção que possam ter impacto na sociedade em nível local, regional e até internacional.
Objetivos:
Geral:
- Fomentar a elaboração de projetos em Saúde Coletiva no Espírito Santo, Brasil.
Específico:
- Auxiliar aos profissionais de saúde ou de áreas afins vinculados à gestão pública ou às instituições de ensino situadas no Estado do Espírito Santo a elaborar projetos na área de Saúde Coletiva.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às quintas-feiras, de 10:30 às 12 horas.
Sala de reunião: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/laboratorio-de-projetos-em-saude-c...
Contato do Grupo:
Email: laprosc [at] gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/pesquisa.saude.73
Instagram: https://www.instagram.com/laproscufes/
Site: http://www.comunicasaude.ufes.br/laborat%C3%B3rio-de-projetos

NÚCLEO DE PESQUISA EM POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (Nupgasc)
Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Rita de Cassia Duarte Lima e Prof.ª Dr.ª Maria Angélica Carvalho Andrade
Docentes do PPGSC participantes: Prof.ª Dr.ª Cândida Caniçali Primo, Prof.ª Dr.ª Eliane de Fátima Almeida Lima, Prof. Dr. Thiago Dias Sarti
Resumo:
O Núcleo de Pesquisa em Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Coletiva (Nupgasc), tem dentre seus objetivos discutir os principais temas relacionados às políticas públicas, particularmente de saúde. Tanto no âmbito nacional, quanto internacional e global. Estuda sistemas e serviços de saúde em diversos cenários e contextos. Estuda temas contemporâneos de interesse da saúde coletiva. Trata da relação: Trabalho, Saúde, Violências e desigualdades sociais. População negra, saúde e desigualdades. Integrado ao Nupgasc, encontra-se o Observatório de Políticas Públicas e Cuidado Humano. O Nupgasc é um interlocutor privilegiado para a discussão, formulação e implementação de políticas, da gestão e avaliação em saúde coletiva.
Objetivos:
- Analisar e discutir os principais temas contemporâneos de interesse da saúde coletiva e áreas afins;
- Estudar e discutir temas relacionados às políticas públicas, particularmente de saúde. Tanto no âmbito nacional, quanto internacional e global;
- Estudar e discutir sistemas e serviços de saúde em diversos cenários e contextos;
- Estudar e discutir temas relacionados as desigualdades e iniquidades na sociedade de brasileira e suas interfaces com a saúde coletiva.
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às quartas-feiras, das 12 às 14 horas.
Contato do Grupo:
Email: ritacdl [at] gmail.com
Email: geliandrade [at] gmail.com

NÚCLEO ESTILO E QUALIDADE DE VIDA (Qualy Life)
Coordenador: Prof. ª Dr.ª Elizabete Regina Araújo Oliveira
Resumo:
O grupo visa aprofundar o conhecimento sobre comportamentos e qualidade de vida relacionados à saúde nas condições de doenças crônicas, por meio de estudos epidemiológicos. Fomenta o intercâmbio de conhecimento por meio de parcerias interinstitucionais de âmbito nacional cujos resultados são divulgados em periódicos de impacto para área da Saúde Coletiva. O grupo de pesquisas Estilo e Qualidade de Vida, foi criado para colaborar com a formação acadêmica de estudantes e de profissionais de saúde visando a formação de pesquisadores na área de Epidemiologia em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), provendo conhecimentos, soluções e inovações que ajudem a oferecer melhores práticas de assistência à saúde para diferentes segmentos populacionais: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Objetivos:
- Investigação epidemiológica de Doenças Crônicas não Transmissíveis;
- Avaliação da qualidade de vida, bem-estar e estilo de vida associada a Doenças Crônicas não Transmissíveis.
Dias e Horários das Reuniões:
Quinzenalmente, às sextas-feiras, de 11 às 13 horas.
Contato do Grupo:
Email: elizabete_regina [at] hotmail.com

OBSERVATÓRIO DE SAÚDE NA MÍDIA - REGIONAL ES (OSM-ES)
Coordenador: Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neto
Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Adauto Emmerich Oliveira
Resumo:
O OSM-ES, por meio de projetos de pesquisa multicêntricos, visa a implantação do banco de dados do acervo dos periódicos capixabas, atualizado e organizado, com disponibilização do acervo para a comunidade capixaba, possibilitando o desenvolvimento de diversas ações de extensão e pesquisas que possuem a mídia como objeto empírico. Ademais, almeja-se a disponibilização e divulgação desse acervo ao público em geral, possibilitando um intercâmbio entre o OSM-ES e a comunidade, os serviços de saúde, os movimentos sociais e os órgãos de imprensa..
Objetivos:
Geral:
- Contribuir com a construção de ações e conhecimentos coletivos em Saúde Coletiva, Comunicação e Cultura, a partir da análise crítica da mídia, estimulando a inovação e a disseminação do conhecimento científico, de outros saberes e de cultura, com a participação de docentes e discentes e público externo, em Comunicação e Saúde.
Específicos:
- Monitorar meios de comunicação de grande circulação, em especial da imprensa escrita na abordagem dos temas de saúde no Espirito Santo;
- Analisar os modos pelos quais os meios de comunicação constroem discursivamente os sentidos da saúde em geral e do Sistema Único de Saúde em particular;
- Estimular a circulação dos resultados dessas análises da mídia impressa no Espirito Santo.
Dias e Horários das Reuniões:
Semanalmente, às terças-feiras, às 17 horas.
Sala de reunião: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/osm-es
Contato do Grupo:
Email: edsontheodoroneto [at] gmail.com
Site: http://www.comunicasaude.ufes.br/o-observat%C3%B3rio-da-m%C3%ADdia-regio...

VIDEOSAÚDE DISTRIBUIDORA DA FIOCRUZ - REGIONAL UFES/ES
Coordenador: Prof. Dr. Adauto Emmerich Oliveira
Docentes do PPGSC participantes: Prof. Dr. Edson Theodoro dos Santos Neto
Resumo:
A Comunicação e sua interface com a Saúde Coletiva é entendida como um espaço de múltiplas dimensões, sendo objeto de reflexão e crítica nos espaços acadêmicos e nos serviços em saúde, constituindo um novo e promissor campo do conhecimento. Entretanto, para que a comunicação em saúde cumpra seu objetivo, é preciso que profissionais de comunicação e de saúde, cidadãos e a área acadêmica estejam envolvidos num processo de diálogo e de conhecimento mútuo. A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz Regional Ufes/ES é um passo importante na consolidação do Acordo de Cooperação entre o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), firmado em junho de 2016 entre as duas instituições.
Objetivos:
- Realizar oficinas, minicursos, seminários e mostras de audiovisuais, com a participação de docentes, discentes dos cursos de Comunicação e da área da saúde e afins, voltados para os profissionais, comunidades envolvidas e público em geral;
- Implantar a VideoSaúde-ES e seus serviços, envolvendo atividades nas áreas de distribuição, exibição, coprodução de materiais audiovisuais, ensino e pesquisa, promovendo o intercâmbio e a disseminação do conhecimento junto aos profissionais de saúde do Sistema Único de SaúdeSUS, da comunicação, da produção audiovisual, da cultura e o público em geral;
- Promover a exibição, na TV UFES e em outras emissoras públicas regionais, dos programas de TV produzidos pela VideoSaúde-Distribuidora, além da coprodução de material audiovisual com os parceiros.
Dias e Horários das Reuniões:
Marcadas a partir de demandas internas.
Contato do Grupo:
Email: vsdistribuidora.es [at] gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/comunicasaude.ufes/
Site: http://www.comunicasaude.ufes.br/videosa%C3%BAde-regional-ufeses

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105